Afinal, quais os benefícios da tecnologia na educação para os alunos?

Os recursos digitais já fazem parte da nossa vida e estão inseridos em nossa rotina. Por isso, é muito importante que haja o bom uso da tecnologia na educação para aproveitar os benefícios e as facilidades que as ferramentas mais modernas podem oferecer.

Isso porque grande parte dos jovens usa aparelhos eletrônicos com frequência, além de serem equipamentos que captam bastante a atenção. Nesse sentido, em vez de tentar ir contra a presença desses dispositivos e impedir o seu uso na escola, é um ótimo caminho apostar neles como ferramentas para melhorar o ensino.

Quando se conta com boas metodologias, que promovam a inovação na escola, é possível ter excelentes resultados com a tecnologia. Quer conhecer algumas das vantagens e como isso pode ser explorado por uma instituição de ensino? Continue a leitura e confira!

Quais são os benefícios da tecnologia na educação?

O uso da tecnologia na educação representa mudanças significativas na rotina escolar, que garantem mais facilidade, dinamismo e aprendizado. Dessa forma, é preciso que ela faça parte do cotidiano a partir de boas metodologias. Isso significa que não basta ter equipamentos, é necessário também fazer um uso eficiente deles. Confira alguns dos benefícios nos tópicos seguintes.

Prepara o aluno para o futuro

Na era digital, as mudanças acontecem rapidamente e é preciso se preparar. Para ter um bom desempenho escolar e sucesso no futuro profissional, saber lidar com as ferramentas modernas é essencial.

O mercado de trabalho se ajusta conforme a tecnologia evolui. Assim, novas profissões surgem enquanto outras deixam de existir. Nesse cenário, é preciso desenvolver as habilidades do século 21 para conseguir se destacar. Um bom letramento tecnológico é fundamental para se adaptar bem às necessidades do mercado e sair na frente.

Otimiza o aprendizado

A otimização do aprendizado é outro ponto muito importante da tecnologia. Algumas coisas podem ficar mais simples e intuitivas, como o compartilhamento de materiais, a comunicação com a turma, o acompanhamento do desempenho, entre outros.

Dessa forma, o tempo é mais bem aproveitado e passa a ser possível dedicar maior atenção às atividades relevantes para o aprendizado, para a resolução das dúvidas e para a interação entre os estudantes. Também é uma ferramenta para que a instituição e os educadores avaliem a efetividade das práticas adotadas.

Melhora o ambiente de aprendizagem

Quando a instituição de ensino tem a preocupação de inovar na sua forma de ensinar, tem também maiores chances de oferecer um melhor ambiente de aprendizagem. Isso porque existe o interesse em aprimorar constantemente a prática e descobrir meios mais eficazes de alcançar bons resultados.

Com isso, o ambiente se torna mais estimulante. Isso não significa que é preciso ter muitos equipamentos de última geração, mas que é necessário o bom uso das tecnologias disponíveis para o aprendizado e para o acolhimento dos alunos.

Favorece a personalização do ensino

Com recursos mais modernos, fica mais fácil perceber as características e necessidades individuais dos estudantes, o que favorece um ensino mais personalizado. Essa é uma tendência da educação do futuro, que pretende deixar a aprendizagem mais individualizada, valorizando as potencialidades de cada estudante e a sua autonomia.

Além disso, conta com muito mais recursos para atender à diversidade de alunos e, assim, acolher demandas específicas. Permite, por exemplo, que alunos surdos acompanhem as aulas a partir de diferentes estímulos, de maneira integrativa e com uma experiência plena.

Melhora as relações escolares

As atividades feitas a partir da tecnologia, frequentemente, envolvem a colaboração entre os estudantes. Na aprendizagem por projetos, por exemplo, grupos se reúnem para construírem soluções diversas e a participação de cada membro é fundamental.

Com isso, é possível melhorar as relações entre os estudantes e com os profissionais da instituição. Para bons resultados, é preciso que haja um incentivo por parte dos educadores em relação à cooperação.

Como a escola pode adotar a tecnologia em seu ensino?

A escola pode apostar na tecnologia de muitas formas, aproveitando o melhor que ela pode oferecer, sem perder a sua tradição. Conheça algumas maneiras de tornar a educação mais tecnológica.

Aprendizagem maker

A aprendizagem maker não está diretamente relacionada à tecnologia, já que é possível usar a criatividade na construção de diversas soluções com recursos analógicos também. No entanto, as ferramentas modernas ajudam muito a tornar esse projeto uma realidade.

Trata-se de um formato de aula em que os alunos têm experiências práticas, com a criação e a realização de projetos simples e funcionais. É, literalmente, uma proposta de ensino em que se “coloca a mão na massa”. Os produtos das aulas podem ser usados pelos próprios estudantes ou por outras pessoas.

Robótica

A Robótica pode também fazer parte das aulas tradicionais dos estudantes. Além de ser muito estimulante e desenvolver um raciocínio mais complexo e analítico, essa proposta pedagógica ajuda também a adquirir um uso mais técnico dos aparelhos modernos.

Dessa maneira, é uma ótima alternativa para deixar os estudantes mais autônomos e seguros com as ferramentas digitais. Eles aprendem a construir muitas coisas por meio da robótica e entendem a lógica computacional de maneira didática e espontânea.

Gamificação

Se, antes, os jogos eram vistos como inimigos do aprendizado, que tomavam o tempo dos estudantes, hoje, é compreendido que eles podem ser benéficos se usados como aliados dos estudos. A gamificação nas escolas é uma prática muito vantajosa e que ajuda a captar mais a atenção dos estudantes.

Nesse sentido, é possível que eles mesmos criem os seus jogos a partir dos conhecimentos desenvolvidos em aula e que brinquem entre si. Essa é uma estratégia para aumentar a motivação nos estudos e criar aproximação com os alunos, afinal, o jogo é um elemento que já faz parte da sua rotina nos momentos de lazer.

Portanto, a tecnologia na educação é muito benéfica para o aprendizado e pode ser explorada pelas instituições com ótimos resultados. Para encontrar uma escola que prepare os estudantes para o futuro, é importante observar se ela faz bom uso da tecnologia e se procura incorporar recursos modernos em suas práticas.

Para uma educação de excelência e inovação, você pode contar com o Colégio Liceu Franco-Brasileiro, que alia a tradição e a modernidade. Entre em contato e conheça a nossa metodologia.

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.