Conheça as 4 principais metodologias de ensino utilizadas nas escolas

Uma boa metodologia de ensino é fundamental para garantir o aprendizado de excelência dos estudantes. Ela orienta as práticas adotadas e a atuação dos profissionais. Por isso, é importante que as instituições procurem maneiras eficientes, criativas e inovadoras de conduzirem o seu processo educacional.

Além disso, é preciso que a forma de ensino-aprendizagem adotada seja condizente com os valores e com os objetivos da escola e da família. Assim, os alunos são muito beneficiados, pois contam com uma boa experiência estudantil e com mais chances de terem um futuro de sucesso.

Neste post, mostraremos 4 metodologias de ensino muito utilizadas nas escolas e os seus benefícios. Confira nas próximas linhas!

1. Metodologia tradicional

A metodologia de ensino tradicional é a mais usada pelas escolas. Nela, o professor explica o conteúdo e os estudantes copiam. Há espaço para que façam os seus questionamentos, ampliem a compreensão e realizem exercícios de fixação.

As aulas são mais padronizadas e as formas de ensinar são muito similares entre as diferentes matérias. O aprendizado é verificado a partir de avaliações e de atribuição da nota.

2. Metodologia construtivista

O ensino construtivista tem diferenças importantes em relação ao tradicional. Nele, o aluno é protagonista e constrói o próprio conhecimento com a ajuda do professor. As turmas contam com menos alunos e existe um esforço para que as experiências sejam mais significativas.

O modelo foi proposto pelo psicólogo Jean Piaget, que acreditava que o conhecimento pode ser construído a partir das interações entre as pessoas. Nessa metodologia, não existe a avaliação com nota, de modo que a evolução do aprendizado acontece por meio das atividades realizadas.

3. Metodologias ativas

As metodologias de ensino ativas ainda são recentes e contam com diferentes propostas educacionais, nas quais o estudante tem papel central. Nesse contexto, as atividades práticas têm uma grande importância para o aprendizado e para a maior motivação dos estudantes, o que é relevante para o mundo moderno. Algumas práticas comuns são:

• aprendizagem por projetos — os alunos trabalham em colaboração para solucionarem problemas, de forma interdisciplinar;
  • gamificação — os jogos são usados para melhorar a aprendizagem e desenvolver conhecimentos tecnológicos;
  • sala de aula invertida — os alunos estudam o tema antes da aula e levam as suas questões e percepções para a discussão;
  • ensino híbrido — combina elementos da educação tradicional e outras ferramentas. É comum na complementação do ensino com atividades on-line.

4. Metodologias inovadoras

As metodologias inovadoras também são muito importantes, pois buscam maior conexão com a sociedade atual. A ideia é se aproximar da realidade dos alunos, que é digital. Assim, recursos tecnológicos são usados com a finalidade de desenvolver o conhecimento. Alguns exemplos são:

• E-learning — um modelo de aprendizagem que usa recursos eletrônicos como animações, e-books, videochamadas, etc.;
  • Design Thinking — valoriza o aprendizado empático e a busca de soluções criativas por meio da colaboração e de ferramentas visuais;
  • STEAM — tem como base o desenvolvimento integral dos estudantes, compreendendo as habilidades do futuro. O termo, do inglês, reúne Ciência, Tecnologia, Engenharia, Arte e Matemática.

Como vimos, conhecer a metodologia de ensino de uma escola ajuda bastante a compreender melhor o trabalho que é feito. Dessa maneira, é possível encontrar aquela que esteja mais alinhada com o que se pretende para a educação dos filhos.

Para uma metodologia de ensino de excelência e com preocupação com a educação do futuro, você pode contar com o Colégio Liceu Franco-Brasileiro. Entre em contato e saiba mais sobre as nossas propostas educacionais.