Conheça o projeto do Franco de formação continuada de professores

A Base Nacional Comum Curricular, conhecida como BNCC, é um documento de caráter normativo que define o conjunto progressivo de aprendizagens essenciais que todos os alunos devem desenvolver ao longo da Educação Básica, isto é, da Educação Infantil ao Ensino Médio.

Durante o 2º semestre de 2019, o Colégio Franco-Brasileiro ofereceu aos professores uma série de formações sobre a BNCC, para que fosse possível compreender a dimensão desse documento e adequarmos os nossos planejamentos de ensino.

Ao longo de 2020, tivemos a oportunidade de colocar em prática as mudanças. Como toda implementação assertiva, é necessário avaliar e pensarmos nos aspectos que já estão dando certo e naqueles que podem ser melhorados. Desse modo, entre os meses de outubro e dezembro, nossos professores foram convidados a realizar o curso “Revisitando a BNCC”.

As atividades foram desenvolvidas na modalidade EaD, contabilizando 25 horas de formação. Os objetivos principais foram: Ampliar os conhecimentos sobre a BNCC; Caracterizar as competências gerais, objetivando inseri-las com mais intencionalidade no planejamento; Apresentar e incorporar o conceito de coerência educacional; Subsidiar mecanismos de melhoria do ensino e da aprendizagem através do entendimento da progressão cognitiva e da interpretação pedagógicas dos resultados dos estudantes nos processos avaliativos e fortalecer aspectos sobre a formação dos estudantes na dimensão socioemocional.

Confira alguns depoimentos de professores que participaram das formações:

“A oportunidade de ter um compilado construído a partir de uma realidade em que estamos inseridos, com certeza, guiou a reflexão sobre a prática docente.” (Ariane Silva – LFB)

“A simplicidade ao explanar assuntos não tão triviais, as atividades envolventes, a preocupação em ouvir a opinião dos alunos, os vídeos curtos e elucidativos.” (Raphael Santos – LFB)

“O curso oferece uma excelente e criteriosa curadoria e seleção de pontos mais importantes do documento da BNCC, tanto no nível teórico quanto sua aplicação no processo pedagógico. Me ajudou muito a aprofundar e avançar nos estudos da BNCC.” (Marcus Faria – LFB)

Profª. Priscila Resinentti (Assessora Pedagógica)