Conheça o projeto de educação financeira desenvolvido no Franco

A educação financeira é primordial para que, desde cedo, o indivíduo consiga ter autonomia na organização de seus gastos, equilibrando receitas e despesas e compreendendo a melhor forma de usar o dinheiro. Também é um caminho poderoso para conseguir se planejar e concretizar sonhos de modo sustentável!

Ao longo de 2020, seguindo com o nosso compromisso com a qualidade educacional e em consonância com o que é estabelecido pela Base Nacional Comum Curricular, adotamos como uma das ênfases na formação de professores o que diz respeito à Educação Financeira. Fizemos tudo isso com o apoio técnico da Barkus Educacional, empresa de impacto social especializada em educação financeira e que foi recomendada pela Associação de Educação Financeira (AEF-Brasil), responsável pela Estratégia Nacional de Educação Financeira. Está sendo uma experiência muito rica para os docentes e alunos. Já tínhamos iniciativas nessa área, no entanto, estamos fortalecendo esse tema transversal ao longo de toda a Educação Básica.

Esse trabalho pedagógico se desdobrou em diversas ações com os alunos e, parte delas, foi compartilhada na 7ª Semana Nacional de Educação Financeira, de 23 a 29 de novembro de 2020, por meio de uma mesa-redonda virtual intitulada “O papel da escola na Educação Financeira: implementação e práticas no Colégio Franco-Brasileiro” (https://youtu.be/aGy81nVAXF4)

Acreditamos que o Brasil seria um lugar melhor se todos os cidadãos aprendessem desde cedo a lidar com suas finanças de forma saudável. Afinal, entendemos que o contexto econômico em que vivemos, de grande desigualdade social, não é algo com o qual devemos nos conformar. Como educadores, carregamos a responsabilidade e a potência de melhorar nosso país e, assim, melhor agir em conjunto com as famílias. Esse é o compromisso do Colégio Franco-Brasileiro.

Acesse o site e saiba mais sobre a nossa proposta pedagógica.

Bia Santos (CEO Barkus Educacional)

Marden Rodrigues (CPO Barkus Educacional)

Priscila Resinentti (Assessora Pedagógica)