6 maiores vantagens de escolher uma escola que ofereça contraturno

O contraturno escolar é um período de atividades extracurriculares oferecido pela escola. Entre as mais comuns, estão: oficinas, aulas de reforço, prática esportiva, curso de idiomas, aprendizagem artística, culinária, entre outras. Com isso, é possível desenvolver as habilidades dos estudantes ou complementar os objetivos das aulas regulares.

Essa é uma ótima alternativa para os alunos, que aproveitam as experiências mais práticas e estimulantes, além de concentrarem as atividades extracurriculares em um só local. Além disso, é muito benéfico para a família, que tem a tranquilidade de saber que o filho está em um ambiente seguro e se desenvolvendo integralmente.

Quer saber mais sobre os benefícios dessas experiências? Neste post, mostraremos seis vantagens significativas de contar com uma escola que oferece o contraturno. Confira nas próximas linhas!

1. Melhora no rendimento escolar

Quando as aulas são instigantes, a motivação para os estudos aumenta, o que interfere no rendimento escolar. As experiências mais práticas das atividades extras contribuem para a concentração e para o interesse nas aulas. Os estudantes também têm uma oportunidade de tirar as dúvidas, de fixar os aprendizados e de aprofundar os conhecimentos com a orientação dos educadores.

Com isso, a escola se torna um ambiente mais estimulante para o desenvolvimento. Da mesma forma, os aprendizados diversificados adquiridos pelas atividades contribuem para as matérias regulares e para a bagagem cultural dos estudantes.

A motivação também colabora para atenuar as dificuldades com as aulas e para melhorar a autoestima do aluno. Ao alcançar um bom desempenho em práticas artísticas ou esportivas, por exemplo, há grandes chances de que o jovem passe a formar uma visão mais positiva de si.

2. Bom uso do tempo ocioso

O tempo ocioso dos filhos pode ser um desafio para os familiares, que desejam incentivar atividades educativas e saudáveis. Assim, o contraturno escolar oferece uma opção para que os estudantes estejam em segurança, recebendo bons estímulos e construindo o seu futuro.

É uma maneira de evitar que os jovens gastem todo o tempo fora da escola em redes sociais, jogos e em outras atividades que preocupam os seus responsáveis. Assim, eles podem aproveitar vivências mais ricas e divertidas.

Dessa forma, os pais ficam mais tranquilos para seguirem com a sua rotina de compromissos ao saberem que os filhos estão em um local de confiança, com acompanhamento profissional e aprendendo cada vez mais.

3. Incentivo ao desenvolvimento emocional

Se, nas aulas regulares, os estudantes precisam se concentrar e, na maioria das vezes, ficar em silêncio, o contraturno oferece uma oportunidade de interação intensa com colegas e educadores. Esse contato é necessário para o desenvolvimento emocional e interpessoal dos jovens.

Como resultado, os alunos desenvolvem a autonomia e constroem a sua identidade por meio dos vínculos estabelecidos na escola. Os reflexos podem ser percebidos na responsabilidade com os compromissos, nos cuidados com a higiene e em uma tomada de decisões mais consciente.

Da mesma forma, as experiências práticas ajudam no controle da ansiedade, aumentam a autoconfiança e estimulam o amadurecimento dos estudantes. Para que esses benefícios possam ser observados, é importante que a escola conte com boas metodologias para as atividades e tenha especial atenção com a saúde emocional dos alunos.

4. Desenvolvimento de novas habilidades

O desenvolvimento das habilidades é muito valorizado no aprendizado escolar. Se antes bastava o estímulo ao intelecto, atualmente, há uma compreensão de que as habilidades para a vida prática e para o futuro profissional também são essenciais. Para isso, o melhor caminho é contar com experiências diversificadas.

Nesse sentido, o contraturno escolar contribui para a aquisição de novas habilidades, como autogestão, criatividade e interação. Durante a execução, os estudantes trabalham mente e corpo de forma integrada, o que é importante para que haja o desenvolvimento completo. Também é possível estimular a expressão e a consciência corporal, bem como os conhecimentos tecnológicos.

Os profissionais da escola selecionam as atividades com maiores chances de despertarem o interesse dos estudantes e de contribuírem para a sua formação. Assim, há uma abertura para descobrir novos gostos e aptidões.

5. Formação da cidadania

As experiências proporcionadas pelas atividades extracurriculares na escola ajudam a desenvolver habilidades que também favorecem a cidadania. Quando a instituição valoriza a formação de cidadãos mais conscientes, o seu ensino encoraja os estudantes a desenvolverem a colaboração, a responsabilidade e a criticidade.

Os valores sociais incentivados pelas práticas também são importantes para a formação de pessoas mais responsáveis, com consciência coletiva e discernimento. Da mesma forma, a variedade de experiências é fundamental para evitar que as crianças tenham preconceitos e para que lidem bem com a diversidade.

As escolas podem contar com a proposta de incentivo à cidadania global, o que é essencial para a formação do futuro. Ela envolve o sentimento de pertencimento e o compromisso socioambiental. Assim, é essencial que a instituição esteja comprometida com determinados valores, como solidariedade, ética, empatia e altruísmo.

6. Conciliação de lazer e aprendizado

Enquanto as aulas regulares são mais objetivas e têm um maior foco no intelecto, as atividades extracurriculares tendem a ser mais divertidas, o que não significa que sejam menos educativas. O estudante pode contar com um leque de opções estimulantes e prazerosas, que ajudarão no seu desenvolvimento.

Uma vantagem importante é o incentivo à prática esportiva, que é uma necessidade em nossa sociedade atual. Com o uso cada vez mais intenso da tecnologia, estima-se que 78% das crianças apresentam um nível de atividade física abaixo do que é recomendado pelos órgãos de saúde, o que é um dado preocupante.

Da mesma forma, o aprendizado das artes é muito benéfico para os estudantes. A escola ainda pode contar com atividades que usem a tecnologia de maneira educativa, como maneira de incentivar o emprego mais consciente e saudável das ferramentas modernas que fazem parte da rotina dos jovens.

Portanto, o contraturno escolar é uma excelente oportunidade para a família e para os filhos se valerem de muitos benefícios no desenvolvimento. Para aproveitar as vantagens das atividades extracurriculares, é importante verificar quais são as opções oferecidas pela escola e a metodologia de ensino adotada.

Você pode contar com o Colégio Franco-Brasileiro para o desenvolvimento integral dos jovens e para projetos diversificados no contraturno escolar. Visite o nosso site e conheça mais sobre os diferenciais que oferecemos.

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.