Qual é o papel dos pais no processo de alfabetização dos seus filhos?

A alfabetização é uma das primeiras — e mais importantes — fases do processo de aprendizagem de qualquer aluno e, durante esse período, os pais têm um papel tão essencial quanto os professores e coordenadores pedagógicos. Afinal, é junto aos seus responsáveis que as crianças terão a possibilidade de exercitar os conteúdos aprendidos em sala de aula e de desenvolver outras competências essenciais para a convivência e a interação social.

Para nos aprofundarmos nesse assunto, vamos traçar um panorama da educação infantil no Brasil, além de reforçar a importância do apoio dos pais durante o período de alfabetização e dar algumas dicas que podem ajudar a colocar esse objetivo em prática. Boa leitura!

Um panorama sobre a alfabetização infantil no Brasil

Em primeiro lugar, é importante ressaltarmos que o ensino, de modo geral, deve estar em constante transformação para acompanhar as mudanças da própria sociedade, fornecendo o material necessário para atender às demandas educacionais de cada geração.

Assim, vimos surgir, ao longo dos anos, novas metodologias para a transmissão dos conteúdos, diferentes abordagens com o objetivo de despertar o interesse dos alunos, além de ferramentas que tornam a jornada de aprendizagem mais dinâmica e interativa. Observando o momento atual — e já com um olhar voltado para o futuro —, podemos vislumbrar algumas tendências interessantes, como:

  • o uso de tecnologias pensadas especificamente para o meio educacional;
  • a promoção de uma educação integral e com valores inclusivos e humanitários;
  • o foco no desenvolvimento de habilidades socioemocionais e na superação de desafios do dia a dia.

Outro aspecto que merece destaque é a necessidade de uma atuação conjunta entre a escola e a família para que todos sejam responsáveis pela qualidade da educação. Mas falaremos mais sobre essa participação dos pais no tópico a seguir. Confira!

A razão de o acompanhamento da família ser tão importante

Quando falamos em acompanhamento, precisamos ir além do simples conhecimento das atividades realizadas pela escola ou da leitura dos comunicados enviados pelos professores ou pela coordenação e pela direção. Na prática, os pais têm um papel essencial na educação de seus filhos e que antecede as vivências escolares.

Eles são responsáveis pelo desenvolvimento das formas iniciais da linguagem, estimulando a formação das primeiras palavras e fornecendo a base para a criação de um raciocínio linear que, posteriormente, vai contribuir para todo o processo de alfabetização.

Quando a criança inicia o seu período escolar, esse acompanhamento continua sendo extremamente necessário para que o aluno possa se adaptar tranquilamente e se mantenha interessado no aprendizado, sentindo-se estimulado a compartilhar com a família o seu progresso.

As formas por meio das quais os pais podem auxiliar os seus filhos nessa etapa do aprendizado escolar

Agora que já falamos um pouco sobre as perspectivas para a Educação Infantil em nosso país e ressaltamos a importância de estabelecer uma relação de maior proximidade entre a escola e os pais, vamos dar algumas sugestões que podem auxiliar nessa questão. Veja a seguir!

Interagindo com as crianças em diferentes contextos

O desenvolvimento da linguagem verbal durante os primeiros anos de vida é essencial para que as crianças estabeleçam interações e possam, futuramente, ampliar o seu vocabulário e compreender mais facilmente os ensinamentos no campo da linguagem — tanto oral quanto escrita.

Por isso, é importante que os pais mantenham uma comunicação frequente com os seus pequenos, adotando um estilo de fala que seja adequado à idade e estimulando-os de diferentes formas, com conversas, brincadeiras e músicas.

Incentivando o hábito de leitura

Mesmo que as crianças ainda não tenham aprendido a ler, o contato com livros e revistinhas voltados especialmente ao público infantil é essencial para desenvolver o hábito da leitura, transformando, desde cedo, a atividade em algo prazeroso e divertido.

Nesse aspecto, o exemplo também faz toda a diferença. Assim, além de ler em voz alta e contar histórias para os seus filhos, é interessante que os pais também tenham os seus momentos dedicados à leitura ao longo do dia.

Apostando em momentos lúdicos

Hoje em dia, é possível encontrar diversos brinquedos pedagógicos que fazem com que os primeiros contatos das crianças com a linguagem aconteçam de forma mais leve e divertida. Isso também contribui significativamente para um bom desenvolvimento intelectual e cognitivo.

Em um mundo tão conectado como o que vivemos, os pais também podem buscar jogos virtuais e aplicativos que, além de serem educativos, práticos e interativos, ajudam a promover uma relação mais saudável com a tecnologia.

Contando com o apoio especializado de uma boa instituição de ensino

Lado a lado com os esforços dos pais para apresentar a seus filhos o hábito da leitura e incentivar o desenvolvimento da linguagem, o suporte educacional promovido pela escola faz toda a diferença. É essa preocupação que torna a escolha da instituição de Ensino Infantil ideal um tópico altamente relevante, ao mesmo tempo em que traz muitas dúvidas.

A dica aqui é definir alguns pontos que podem ajudar a facilitar a sua decisão, como a tradição da escola, a metodologia de ensino adotada e também as atividades extracurriculares que ajudam a complementar o conteúdo aprendido nas aulas e promovem a interação entre as crianças.

Outro aspecto importante é a infraestrutura da unidade, que deve contar com determinados aspectos, como:

  • salas de aula amplas, bem iluminadas e arejadas, que comportem alunos e professores com conforto;
  • espaços de recreação adequadamente pensados para proporcionar bons momentos de descanso e lazer;
  • bibliotecas com títulos didáticos e paradidáticos para atender às diferentes classes e faixas etárias;
  • salas de informática e laboratórios modernos e bem equipados para a realização de atividades de diferentes disciplinas.

Por fim, devemos ter em mente que o ambiente escolar é o espaço em que as crianças vão passar boa parte do seu dia durante muitos anos. Por isso, além de receberem uma boa formação do ponto de vista intelectual, elas devem se sentir sempre acolhidas e seguras.

Agora que já falamos bastante sobre o papel dos pais no processo de alfabetização, queremos saber a sua opinião. Quais são os seus maiores questionamentos sobre esse assunto? Quais os principais desafios para colocar em prática as dicas que trouxemos neste conteúdo? Deixe o seu comentário e compartilhe conosco a sua experiência!

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.