Qual a importância da Arte na Educação Infantil? Entenda aqui!

Nos primeiros anos escolares, é preciso que a criança aprenda a expressar sentimentos, expanda a imaginação e aprimore aspectos motores e cognitivos. Nesse sentido, é necessário compreender a importância da Arte na Educação Infantil, pois ela exerce um papel essencial na aquisição das habilidades.

No Brasil, as Artes são contempladas nas diretrizes curriculares como experiências de aprendizagem a serem promovidas na forma de dança, teatro, música e imagem. Com isso, as crianças desenvolvem aspectos socioemocionais, afloram a sua sensibilidade e exploram elementos culturais.

Neste post, mostraremos a importância da Arte para o desenvolvimento infantil e como ela pode ser trabalhada nas escolas. Boa leitura!

Qual é a importância da Arte na Educação Infantil?

Na Educação Infantil, as habilidades estão em desenvolvimento e é fundamental que existam estímulos adequados para que isso aconteça plenamente. Por meio da Arte, a aprendizagem ocorre de forma natural e divertida, o que traz muitos benefícios. Confira alguns deles a seguir.

Ajuda a expressar emoções

É essencial que as crianças sejam encorajadas a se comunicar e a expressar os seus sentimentos. Muitos dos desafios enfrentados nessa fase — como birras, agressividade e choro excessivo — podem ter uma raiz na dificuldade de identificar e de demonstrar as emoções. Quando, por exemplo, o coleguinha pega um brinquedo, gera sentimentos de frustração e de injustiça que ainda não são compreendidos e uma reação possível é a agressividade.

Dessa forma, é importante que haja um trabalho de incentivo para que os pequenos reconheçam as suas emoções e expressem-nas de maneiras mais saudáveis. É um desafio, especialmente quando a linguagem verbal ainda não está bem desenvolvida. Nesse contexto, a Arte tem um papel central. As histórias, a pintura, o “faz de conta” e outras atividades semelhantes ajudam a criança a entender e a demonstrar como o mundo a afeta.

Desenvolve a criatividade

A inventividade faz parte da infância e precisa ser incentivada na Educação Infantil. A Arte contribui significativamente para isso, pois envolve experiências práticas de criação, que permitem que a imaginação flua e que os horizontes se expandam.

Assim, a aprendizagem artística favorece o desenvolvimento intelectual e ajuda a encontrar soluções mais inteligentes e eficientes para os problemas. Para que a criatividade se torne cada vez mais natural para a criança, é importante que as habilidades sejam estimuladas na escola e também em casa.

Estimula a escrita

Antes de escreverem, as crianças experimentam outras atividades que desenvolvem a coordenação motora e necessitam de habilidades manuais. Elas têm o importante papel de despertar as capacidades necessárias para a escrita.

Por isso, desenhos, pinturas manuais, colagens, atividades com massinha e outras semelhantes, além dos benefícios emocionais, também são necessárias na preparação da criança para a sua alfabetização.

Trabalha os sentidos

Estímulos sensoriais devem fazer parte das atividades na Educação Infantil, pois desenvolvem a sensibilidade e a percepção do próprio corpo. Quanto mais diversos forem os estímulos, mais benefícios serão obtidos. É interessante que a escola e a família encorajem a criança a não apenas observar as referências artísticas passivamente, mas também a perceber os seus detalhes e tentar criar a partir disso.

Ao escutarem músicas, por exemplo, as crianças podem tentar identificar timbres e características dos instrumentos. Após a audição, uma ideia é que tentem reproduzir o que ouviram usando a criatividade. Algumas ideias envolvem o uso de materiais de reciclagem, a percussão corporal e brinquedos musicais.

Ajuda no desenvolvimento motor

É válido destacar a importância da Arte na Educação Infantil para aspectos sociais e motores. Em determinadas atividades, como dança e teatro, as crianças adquirem maior domínio do próprio corpo e aprendem como podem se expressar por meio dele. Da mesma forma, a coordenação motora fina é incentivada em momentos de criação manual.

Promover habilidades assim é papel dessa etapa do ensino e os recursos artísticos são aliados fundamentais. Além disso, aspectos sociais também são estimulados, pois as atividades coletivas melhoram as relações entre os estudantes e com os professores, o que é ótimo para a aprendizagem.

Encoraja o pensamento crítico

A criticidade é essencial e pode ser desenvolvida desde a infância. Por meio das Artes, os pequenos aprendem a ver o mundo além do óbvio e a observar os detalhes. Com isso, assumem uma postura mais reflexiva e questionadora.

Além disso, com o estímulo ao autoconhecimento, o pensamento crítico é amadurecido e a criança aprende a compreender e a respeitar as diferenças. A sua relação consigo mesma melhora e isso se reflete na convivência com os colegas, com os professores e com a família.

Como a Arte é ensinada nas escolas?

Como vimos, a Arte tem um papel essencial no desenvolvimento das crianças e está presente na Educação Infantil em diversos momentos. Existem muitas atividades que podem ser feitas e que também servem como ideias para serem adotadas em casa para benefícios ainda maiores. Veja a seguir!

Espaço adequado

É essencial que esses momentos sejam parte da rotina da escola e que existam materiais disponíveis para que as atividades sejam realizadas. Contar com ambientes adequados para pintura, dramatização e experimentação musical é importante.

No Colégio Franco-Brasileiro, as Artes fazem parte não apenas da Educação Infantil, mas de toda a experiência escolar, até o Ensino Médio. Contamos com o Centro Cultural, um espaço que reúne Artes, Esportes, Tecnologia e Linguagem.

Assim, é possível levar a aprendizagem para além da sala de aula e tornar essa experiência ainda mais completa. Periodicamente, as famílias também podem participar de eventos nesse espaço e conhecer mais sobre os trabalhos realizados pelos filhos.

Orientação dos educadores

A escola pode contar com momentos de criação livre e com atividades orientadas pelos educadores. Deixar a imaginação fluir é necessário, mas, em alguns momentos, contar com instruções para aprender as técnicas que ajudam a realizar aquela atividade é preciso para o desenvolvimento.

Dessa forma, percebemos a importância da Arte na Educação Infantil para as crianças e durante toda a jornada de aprendizagem. As habilidades adquiridas durante o período escolar refletem em sua vida adulta, por isso, é essencial que a rotina envolva experiências artísticas que incentivem o desenvolvimento integral das suas potencialidades.

No Colégio Franco-Brasileiro, o seu filho tem acesso ao ensino completo para que ele se torne a sua melhor versão. Entre em contato e saiba mais sobre os nossos diferenciais.

Compartilhe!

Quer receber mais conteúdos como esse gratuitamente?

Cadastre-se para receber os nossos conteúdos por e-mail.

Email registrado com sucesso
Opa! E-mail inválido, verifique se o e-mail está correto.

Fale o que você pensa

O seu endereço de e-mail não será publicado.